quinta-feira, 22 de março de 2012

O Vovô




Anibal Luiz Fracassi, mais conhecido na família como Lilo, ou "Vô" Lilo, apelido que ganhou em criança e que em italiano quer dizer pequeno, nasceu em 23 de março de 1939 no Piauí, em Teresina, em uma família de sete irmãos. Seu pai trabalhava em perfuração de poços de petróleo, por isso cada um dos sete filhos nasceu em um estado e normalmente moravam bem próximo ao local onde se trabalhava na sonda de petróleo. Talvez seja por isso que há quem diga que "os Fracassi" tem petróleo no sangue. E deve mesmo ser verdade, porque não só o Vô Lilo como outro irmão e mais dois cunhados trabalharam na mesma área. Aliás, esse foi o único emprego da vida dele. Funcionário competente, dedicado e apaixonado pelo seu trabalho ele trabalhou 25 anos na Petrobras e se aposentou aos 49 anos. Um ou dois anos depois de aposentado, em 1991 nascia a sua primeira neta, Gabriela, e foi quando ela nasceu que ele mesmo passou a dizer que a sua nova profissão agora era avô. Sábias palavras, pois não poderia ser diferente para esse exemplo de pai e avô. Nosso pai - e avô profissional - sempre nos deu e dá a impressão, desde pequenas, de ser o dicionário ou a enciclopédia da família, títulos várias vezes confirmados também por seus netos aos referirem-se assim a ele nos momentos de dúvidas ou de curiosidades, tão comuns às crianças. Casado com Olga e pai de duas meninas, Kátia e Patrícia (esta que aqui vos fala) ele dividia o tempo entre o trabalho de turno na Petrobras e as atividades de pai dedicado que sempre satisfez também às curiosidades das filhas. Depois de aposentado, além de "exercer" muito bem a sua nova profissão de avô, ajudando a cuidar da neta e sendo o responsável por alfabetizá-la aos 4 anos, o nosso Vô Lilo passou a dedicar-se ao hobby de marcenaria em sua fazenda, onde fez uma pequena oficina para isso. Seu talento de "Gepeto" herdado do pai, o meu avô que infelizmente não conheci e que também tinha esse hobby, pode ser visto nos lindos brinquedos que estão aqui no blog e em outras coisas feitas, por exemplo, para a casa da fazenda onde a escada que leva a uma varanda no segundo piso foi toda feita por ele. Depois de 12 anos sendo o avô exclusivo de Gabriela, nossa talentosa desenhista e autora do layout desse blog, o vô Lilo passou a dividir os cuidados de avô com o novo neto Pedro Luiz, nascido em 2002, idealizador desse blog e que ele batizou inicialmente de "Os brinquedos que o vovô fez pra mim". Sempre encomendando novos brinquedos e suas invenções ao seu adorado vô, Pepê ganhou desde bem pequeno brinquedos inéditos, como o colorido ônibus escolar, feitos com o amor e carinho desse Super Vô.

Pai, hoje você completa mais um ano de vida e essa breve e linda história que escrevi acima é só um pouco do muito que você é pra nós. Esse avô e
pai dedicado, sempre disposto a nos ajudar em tudo. Seja qual for a hora, o Vô Lilo sempre está ali disposto a nos explicar, a cuidar, compreender, ajudar e amar.

Vô Lilo, nós te amamos!!

Obrigado por tudo que você faz e por tudo que é para todos nós.

Parabéns!!! Muita saúde e felicidade, sempre.

Com amor e carinho de Patty, Olga, Kau, Gabi e Pepê


Postado por Brinquedos do Vovô às 20:13

_______________________